Programação Musical
Teste do Pezinho deverá ampliar a cobertura
Divulgação/Reprodução

O Plenário do Senado aprovou, nesta quinta-feira (29), o Projeto de Lei (PL) 5.043/2020, que amplia o número de doenças rastreadas pelo teste do pezinho aplicado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse teste é feito a partir da coleta de gotas de sangue dos pés dos recém-nascidos. Para determinar a ampliação, o projeto, que teve origem na Câmara dos Deputados, altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069, de 1990).

O parecer do senador Jorge Kajuru (Podemos-GO), que foi o relator da matéria no Senado, foi favorável ao texto que já havia sido aprovado pelos deputados federais — Kajuru rejeitou as seis emendas apresentadas no Senado. Dessa forma, o projeto será enviado à sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Atualmente, o teste do pezinho realizado pelo SUS engloba seis doenças. São elas: o hipotireoidismo congênito; a fenilcetonúria; a anemia falciforme; a fibrose cística (também conhecida como mucoviscidose); a hiperplasia adrenal congênita; e deficiência de biotinidase.

Com a mudança prevista no projeto, o exame passará a alcançar 14 grupos de doenças, medida que será implementada de forma escalonada, em prazo a ser regulamentado pelo Ministério da Saúde. A ampliação do teste deverá entrar em vigor 365 dias após a publicação da lei originada pelo projeto. Fonte: Agência Senado.

#senado, #projetodelei, #testedopezinho

Leia também
PROTOCOLO DE PRESERVAÇÃO À SAÚDE PRATICAMENTE NÃO MUDA

Novo decreto libera eventos com grande público e funcionamento de casas noturnas

Confira a nota da Administração Municipal de Ituiutaba, enviado à imprensa no final da desta quinta-feira (21), referente …

Há 3 dias atrás - 135
ATUALIZAÇÃO DA PANDEMIA EM ITUIUTABA

Numero de casos ativos da Covid-19 caiu para 72 em Ituiutaba

A cada dia Ituiutaba e a maioria dos municípios se distanciam dos números negativos da pandemia com a …

Há 3 dias atrás - 110
OPORTUNIDADE DE TRABALHO

No SINE em Ituiutaba existem 476 vagas em aberto para esta quinta-feira(21)

Para esta quinta-feira (21), na Agência Nacional de Empregos – SINE em Ituiutaba, estão em aberto 476 vagas …

Há 3 dias atrás - 86