Programação Musical
Sistema de saúde informatizado será adotado pela Prefeitura de Ituiutaba
Divulgação/Reprodução

O Secretário de Saúde de Ituiutaba, Isaias Tadeu Alves de Macedo confirmou nesta quinta-feira (30) que a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Ituiutaba pretende concluir e deixar funcionando neste ano, o serviço de atendimento público na saúde, através do prontuário eletrônico.

Este projeto, conhecido como “Prontuário Eletrônico” pretende dar celeridade no atendimento ao paciente, além organizar demandas e possibilitar melhorias do cuidado à saúde das pessoas.

Todo paciente atendido em qualquer unidade do sistema público de saúde, terá um histórico médico. Sempre que um profissional realizar atendimento, mediante o uso da senha particular, terá à sua disposição todas as informações necessárias do paciente na tela do computador, incluindo todos os procedimentos realizados anteriormente, bem como exames solicitados e medicamentos prescritos.

O resultado final do processo de informatização significará economia de recursos que deverão ser reutilizados na própria área saúde. “Não é incomum observar que existem pacientes que buscam atendimento em determinada unidade, recebem os encaminhamentos e pedidos de exames, mas por não concordar com o resultado dos mesmos, procuram outra unidade para a realização dos mesmos procedimentos e dos mesmos exames. Isto gera custo para o município e prejudica a oferta deste serviço a outras pessoas”, disse o secretário.

Marcação de Consultas

A informatização também permitirá a redução, ou até mesmo a eliminação, das filas para marcação de consultas, que passará a acontecer através de uma central de atendimento via telefone. “Esta informatização nos dará, em tempo real, o conhecimento das demandas e serviços prestados em todas as unidades de saúde do Município. Ao acessar o sistema, saberemos inclusive, o número de pacientes que estiverem naquele momento, na sala de espera do Pronto Socorro. Tudo em tempo real”, disse Isaias Tadeu.

De acordo com o secretário, a informatização do atendimento na saúde pública do município, era uma das prioridades do prefeito Fued Dib, desde o início da gestão. Porém, situações como a mudança de governo, caos financeiro de Minas Gerais que sobrecarregou as finanças do município, atrasou este projeto importante. Em fevereiro de 2020, a prefeitura decidiu colocar o projeto para andar, entretanto, a pandemia do Covid-19, novamente causou um novo atraso.

“Agora as coisas já estão mais alinhadas e, com recursos de emenda parlamentar do deputado federal André Janones, estamos custeando a implantação deste sistema e a contratação de todos os equipamentos necessários para seu funcionamento”, concluiu o secretário de Saúde.

 

Fonte/Imagem: Ascom Ituiutaba

Leia também
Municipal

Sistema de saúde informatizado será adotado pela Prefeitura de Ituiutaba

O Secretário de Saúde de Ituiutaba, Isaias Tadeu Alves de Macedo confirmou nesta quinta-feira (30) que a Secretaria …

Há 4 dias atrás - 200
Saúde

Hospital São José recebe duas UTI`s móveis

Duas UTIs Móveis foram entregues na manhã desta segunda-feira (27) ao Hospital São José da Sociedade São Vicente …

Há 1 semana atrás - 240
Urgente

Após passar mal, vereador Odeemes Braz é transferido com urgência para Uberlândia

O vereador e ex-secretário de trânsito de Ituiutaba, Odeemes Braz, sofreu um mal súbito na tarde deste domingo …

Há 1 semana atrás - 427