Show Noturno
Presidente da Argentina envia Projeto de Lei para legalizar aborto ao Congresso
Divulgação/Reprodução
(Foto: Carta Capital)

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou na tarde desta terça-feira, 17, que enviará ao Congresso Nacional dois projetos relacionados à saúde das mulheres do país. O primeiro institui políticas públicas de acompanhamento a gestantes durante a gravidez e os primeiros anos de vida dos bebês e o segundo legaliza o aborto no território nacional. “A criminalização do aborto só fez com que eles ocorressem de forma clandestina em quantidades preocupantes”, afirmou o presidente, que disse sempre ter se comprometido com o acompanhamento de mulheres grávidas e com o cuidado da saúde daquelas que querem interromper a gestação. Fernández afirmou também que o Estado não deve se desagregar de nenhuma das realidades das mulheres.

Para embasar o projeto de lei, o presidente trouxe dados sobre hospitalizações feitas após complicações de abortos clandestinos. Segundo ele, mais de 38 mil internações são feitas anualmente. “Desde a recuperação da democracia mais de 3 mil mulheres morreram por essa causa. A legalização do aborto salva a vida das mulheres e preserva a capacidade reprodutiva delas, que muitas vezes é afetada por esses abortos inseguros. Ela não aumenta nem promove a quantidade de abortos, só resolve um problema de saúde pública”, disse. Além de detalhes sobre o projeto do aborto, Fernández anunciou uma série de benefícios sociais voltados às mulheres que desejam ter os filhos gerados e políticas igualitárias contra violência de gênero.

Leia também
Mundo

China pousa a sonda Chang’e-5 com sucesso na Lua

Nesta terça-feira, 1, às 12h13 do horário de Brasília, a sonda chinesa não tripulada Chang’e-5 pousou com sucesso …

Há 5 meses atrás - 587
Mundo

Mundo chega a 62 milhões de casos de Covid-19 e OMS teme festas de fim de ano

Nas últimas 24 horas, foram registradas 496.892 novas contaminações por coronavírus. Dessa forma, o mundo chegou a um total …

Há 5 meses atrás - 573
Covid-19

Mundo ultrapassa 62 milhões de casos de Covid-19, informa OMS

O mundo ultrapassou 62 milhões de casos de Covid-19 neste domingo, 29. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), são …

Há 5 meses atrás - 541