A Voz do Brasil
Prefeitura retoma combate ao Aedes com novo inseticida
Ascom

Sem ser deixada de lado, a Dengue tem recebido também uma importante atenção dos órgãos de saúde em Ituiutaba. A assessoria de comunicação do município informou que os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, órgão da Secretaria Municipal de Saúde de Ituiutaba, iniciaram na última na segunda-feira (18) a aplicação de novas marcas de inseticidas, consideradas mais eficientes para eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Anteriormente, a substância usada era o malation. Agora, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, passaram ser aplicados o Cielo e Icon.

De acordo com as informações, a aplicação dos novos produtos está ocorrendo essa semana com a utilização do veículo fumacê e de bombas costais, nos bairros Jerônimo Mendonça, Nova Ituiutaba, Brasil, Eldorado, Buritis, Gilca Vilela, Pirapitinga, Guimarães e Jardim Jamila. “Lembrando que são necessárias mais de uma aplicação do produto no mesmo endereço para se obter o resultado desejado”, explica o coordenador da Zoonoses, Paulo Sérgio Oliveira.

No caso das aplicações feitas com a utilização da bomba costal, o agente de endemia, devidamente identificado e usando equipamento de proteção individual, precisa ter acesso ao interior do imóvel. No último levantamento rápido (Lira) realizado em janeiro, o índice apontou 9,1% de infestação predial. Somente neste ano, foram registradas 1.436 notificações suspeitas de dengue, sendo 937 casos confirmados. De chikungunya foram duas e de zika 57.

A recomendação do CCZ é para que os moradores evitem ficar próximos ao veículo do fumacê e deixem portas e janelas abertas para que o produto possa atingir maior alcance. Se a população precisar de informações sobre o trabalho dos agentes, pode ligar nos telefones (34) 3268 2398 ou 3268 7255.

Leia também
Ocorrências

Incêndios simultâneos em vegetações são registrados em Ituiutaba

Dois incêndios foram registrados na tarde deste sábado, 08/08, em Ituiutaba. De acordo com os Bombeiros, por volta …

Há 4 meses atrás - 493
Acontece

Onda amarela: Plano Minas Consciente concede a comércio ituiutabano retomada de algumas atividades

Após publicar mudanças referentes ao Plano Minas Consciente para retomada da economia no Estado, as quais classificam e …

Há 4 meses atrás - 995