O novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC), o Pix, entrou em funcionamento para todos os clientes nesta segunda-feira, 16. A ferramenta, que promete revolucionar os meios de pagamentos eletrônicos, estava com operação disponível a um reduzido grupo de usuários desde o dia 5 de novembro. Agora, com o lançamento oficial, mais de 25 milhões de usuários que cadastraram suas chaves de segurança em instituições financeiras podem começar a utilizar o sistema, que promete fazer transferências em até 10 segundos e funcionar todos os dias do ano, 24 horas, trazendo facilidade e simplicidade para o mercado financeiro.
Embora os relatos sejam positivos, alguns clientes identificaram instabilidades durante as operações antecipadas. Durante o processo, alguns pontos considerados “questões de usabilidade” pelo engenheiro foram identificados e reportados às instituições, como o extrato não apresentar o remetente do Pix ou mostrar a razão social de uma empresa quando deveria ter mostrado o nome fantasia. Mesmo assim, os clientes consideram que as experiências foram positivas, seguras e funcionaram dentro de poucos segundos. “O Pix veio para facilitar e simplificar os pagamentos, e o mais importante, veio para trazer competição num mercado, hoje, oligopolizado. Foram testes feitos envolvendo quatro instituições financeiras distintas, sendo três onde eu tenho conta e uma onde a empresa que trabalho possui conta. Facilitará a circulação do dinheiro entre as contas, fazendo envios e devoluções. Agora, com o Pix no lugar de TED, DOC, GRU, DARF e boletos.”
Na prática, o novo sistema de pagamentos do Banco Central será mais uma opção para os clientes. A grande diferença da ferramenta, que é opcional, fica pela instantaneidade das operações, que devem ser concluídas em segundos e pela possibilidade de utilizar a plataforma por meio de carteiras digitais, deixando de lado a necessidade de possuir uma conta corrente para efetuar as transações. Além disso, o funcionamento e compensação dos pagamentos de forma ininterrupta também prometem impulsionar o uso do Pix. Em suma, o sistema irá funcionar a qualquer hora, todos os dias do ano, incluindo finais de semana e feriados. E para aproveitar a novidade, os clientes interessados devem cadastrar suas informações pessoais na instituição bancária escolhida e aguardar a confirmação do cadastro junto ao Banco Central. Nesse processo, para garantir a segurança dos dados pessoais e evitar de cair em possíveis golpes financeiros, confira abaixo cinco dicas de como fazer um cadastro e uso seguro do Pix:
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta segunda-feira, 30, a retomada das bandeiras tarifárias na conta de luz …
Há 2 meses atrás - 233O dólar encerrou a segunda semana seguida em queda pelo bom humor gerado nos mercados internacionais após uma sequência de …
Há 2 meses atrás - 223O presidente da República, Jair Bolsonaro, garantiu neste domingo, 29, que não há nenhum ministro “na marca do pênalti”, …
Há 2 meses atrás - 238