Daniel Paulo e Yara Ramos
Incêndio de grandes proporções atinge propriedade rural em Ituiutaba
CBMMG

Nesta sexta-feira, 17 de julho, um incêndio de grandes proporções atingiu a Fazenda Água Amarela IV, localizada na zona rural do município de Ituiutaba.

Os militares do 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Ituiutaba foram acionados por volta das 11 horas e retornaram às 17 horas, após 6 horas de combate intenso. De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente, a área queimada, estimada com o uso de um drone, foi de aproximadamente 120 hectares de pastagem e 80 hectares de Área de Preservação Permanente (APP).

Para conter a rápida propagação do incêndio, o CBMMG contou com o apoio de equipes da Polícia Militar de Meio Ambiente, 15 brigadistas e 05 caminhões pipas. Também, os combatentes usaram abafadores e sopradores, além de técnicas de combate indireto, como o monitoramento de áreas não queimadas.

Ao final da ocorrência, foi necessário o uso de cerca de 150 mil litros de água. O Corpo de Bombeiros Militar informa que ocorrências envolvendo incêndios em zonas rurais estão frequentes nesse mês de julho. A orientação é para que sejam feitos aceiros e que se mantenha o pasto sempre limpo.

Cabe ressaltar que na lei dos crimes ambientais (lei nº 9.605/1998), há previsão específica de penalidade, no artigo 41, para quem provocar incêndio: a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.

O artigo 250 do Código Penal também estabelece, para quem provocar incêndio, expondo a perigo à vida, à integridade física ou ao patrimônio de outras pessoas, possibilidade de reclusão de três a seis anos, e multa.

 

Leia também
Municipal

Novos decretos definem horário de funcionamento do comércio e maior rigidez na fiscalização municipal

O prefeito de Ituiutaba, Fued Dib, assinou e tornou público nesta terça-feira, o Decreto Nº 9.492, de 11 …

Há 6 meses atrás - 730
Ocorrências

Incêndios simultâneos em vegetações são registrados em Ituiutaba

Dois incêndios foram registrados na tarde deste sábado, 08/08, em Ituiutaba. De acordo com os Bombeiros, por volta …

Há 6 meses atrás - 740