Programação Musical
Estado de emergência: Cidade turística de Veneza, na Itália, enfrenta alagamento histórico
Divulgação/Reprodução

Considerada por muitos como uma das cidades mais bonitas e românticas do mundo, a cidade localizada na região de Vêneto, no norte da Itália, passou por maus bocados na noite desta última terça-feira, 12/11.

A cidade foi atingida por uma das maiores marés de sua história, quando ventos fortes de mais de 100 km por hora atingiram a cidade.

Vários curto-circuitos causaram focos de incêndio e, segundo informações, um homem morreu eletrocutado enquanto tentava desligar a energia elétrica em sua residência.

Várias outras pessoas ficaram feridas.

A maré foi tão intensa que atingiu cerca de 1,90 de altura, inundando, inclusive, a basílica de São Marcos, algo pouco frequente, tendo acontecido apenas cinco vezes durante a história de alagamentos ocorridos na cidade.

O fenômeno da “acqua alta” (maré alta), costuma inundar as zonas baixas da cidade, e sempre atingiu a praça de São Marcos, que fica perto da basílica, mas sempre de forma reduzida.

Lembrando que esse pico, próximo a 1,90m de altura, não se refere diretamente a altura da água, mas em relação à altura da cidade perante ao nível do mar, que se encontra em entre 1,0 m e 1,30 m, deixando por volta de 60 cm, até então, a altura do alagamentos.

O país europeu tem sofrido nos últimos dias com fortes ventos e chuvas causaram ao menos oito mortos na Itália, causando fechamento de escolas e pontos turísticos.

Esta tem sido a maior maré ao atingir a cidade turística, desde 1966, quando chegou a atingir 1,94m.

O “Acqua Alta” é um fenômeno que ocorre de forma periódica em Veneza quando o mar Adriático sobe de nível. Quanto esse fato acontece,Veneza fica inundada em maior ou menor medida.  Entende-se que o “Acqua Alta” é quando a maré sobe 90 centímetros acima do seu nível normal.

 

Leia também
Agricultura

Baixa temperatura deve dificultar entrada de gafanhotos no Brasil

Nesta semana, a aproximação de uma nuvem de gafanhotos da região Sul do Brasil gerou preocupação de autoridades, …

Há 2 semanas atrás - 215
Agricultura

Nuvem de gafanhotos: governo declara emergência fitossanitária no Sul

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento declarou estado de emergência fitossanitária no Rio Grande do Sul e …

Há 2 semanas atrás - 156
Ocorrências

Homem é preso após assediar criança de 9 anos em Ituiutaba

A Polícia Militar foi acionada por volta de 15h pelo pai de uma criança de 9 anos e …

Há 1 mês atrás - 133