Manhã Sertaneja
Educação disponibiliza conteúdos complementares para rede pública de ensino
Divulgação/Reprodução

Professores da rede estadual já contam com material complementar que pretende auxiliar no trabalho com os estudantes durante o Regime de Estudo não Presencial, implementado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), durante a pandemia da covid-19.

Os conteúdos pedagógicos são disponibilizados por meio de uma parceria entre a SEE/MG com o projeto Vamos Aprender, desenvolvido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), com apoio da Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, do Cieb (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) e da Unesco. O material pode ser acessado no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br.

Inicialmente, serão disponibilizados conteúdos voltados para a educação infantil. Logo após, serão programas pedagógicos voltados para professores e alunos do ensino fundamental e do ensino médio. A grade de divulgação foi elaborada pela Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais.

Reforço

Os programas voltados para a educação infantil privilegiam momentos em que as crianças, a partir de perguntas investigativas, possam se engajar em propostas em que ampliam seus saberes por meio de animações, leituras e contações de histórias, vídeos educativos, propostas de construção e situações nas quais usam seus corpos e movimentos para dançar, brincar e se exercitar.

A elaboração dos vídeos foi baseada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Cada conteúdo pedagógico tem entre 30 e 40 minutos de duração e segue o seguinte roteiro: abertura do programa; exibição do conteúdo educativo (sequência de vídeos); e atividades para os estudantes.

Para reforçar ainda mais o regime de colaboração entre a SEE/MG e a Undime-MG, programas pedagógicos estão disponíveis também para os alunos das redes municipais de ensino. A Undime – MG é uma das entidades que auxiliam na elaboração dos Planos de Estudos Tutorados (PET), ferramenta estruturante do Regime de Estudo não Presencial.

Mais de 70% dos municípios mineiros estão utilizando os PETs durante o ensino remoto.

(Foto: Ilustração/Getty Imagens) 

 

 

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