Programação Musical
Capinópolis cidade “Celeiro de Minas” completa 67 anos
Divulgação/Reprodução

HISTÓRIA – Em Julho de 1927, deu início o loteamento vendido a José Abadio da Silva, José Alves Garcia, Antonio Balduino de Menezes, Lamartine César, João Tomé da Silva, João aureliano Dias, José Antonio Francisco e Francisco Alves Garcia, a preços baixos, sob a condição de se interessarem os novos adquirentes pelo maior progresso do local; no entanto, não se satisfez o fundador JERÔNIMO MAXIMIANO DA SILVA com as medidas tomadas pelos compradores e readquiriu-lhes os lotes, revendendo-os a terceiros e passando, ele próprio, a tomar iniciativas novas pelo progresso do povoado.

Assim, em 1937, construiu o prédio que passou a ser ocupado pelo Grupo Escolar, até a data em que se redigem estas notas: em 1940, com ajuda dos demais moradores, construiu a Capela de São Pedro; em terrenos de sua propriedade, um genro seu construiu o primeiro campo de aviação; em 1946, construiu a usina que passou a abastecer a localidade de luz e energia elétrica; em 1952, doou 10.000 metros quadrados de terras para a construção do Cemitério local; e, quando o povoado de elevou a distrito e, posteriormente, a município, este obnegado fundador de CAPINÓPOLIS não reservou para si ou parentes seus quaisquer dos lugares, cargos ou empregos públicos da nova comuna.

Quando das primeiras eleições, candidatou-se a Prefeito, não sendo eleito. Contudo ‘um homem que faz uma cidade nunca é derrotado!’ E JERÔNIMO MAXIMIANO DA SILVA passa para a História da ‘CIDADE CELEIRO DE MINAS GERAIS’.
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA – O Distrito foi criado pela Lei Nº 1058, de 31/12/1943 e sua instalação deu-se a 1º/01/1944. O Município foi criado pela Lei Nº 1039, de 12/12/1953 e instalado em 10/01/1954. Foi criado com dois distritos: Capinópolis e Cachoeira Dourada.

FORMAÇÃO JUDICIÁRIA: Capinópolis é sede de comarca, estando sob sua jurisdição, também, os municípios de Cachoeira Dourada e Ipiaçu. Fonte: IBGE.

#capinópolis, #cidade, #município, #minasgerais, #pontalmineiro

Leia também
NOVAS REGRAS PARA FUNCIONAMENTO COMÉRCIO

Prefeitura edita novo decreto mantendo atuais regras

A Prefeita Leandra Guedes (Avante) autorizou a divulgação nesta quinta-feira (22) novo decreto tratando das medidas de enfrentamento …

Há 8 horas atrás - 84
NÚMEROS ATUALIZADOS DO MERCADO AGROPECUÁRIO

Milho é cotado a R$95,00 em Capinópolis

De acordo com os números atualizados pela equipe do Sindicato dos Produtores de Capinópolis, que também responde pelos …

Há 1 dia atrás - 32
ATUALIZAÇÃO DA PANDEMIA EM ITUIUTABA

Vagas em UTI-SUS continuam todas ocupadas em Ituiutaba

O Boletim Covid-19, divulgado nesta quinta-feira (22), pela Secretaria Municipal de Saúde de Ituiutaba, através do Departamento de …

Há 1 dia atrás - 53