Daniel Paulo e Yara Ramos
Aneel autoriza contratação de usinas para restabelecer fornecimento de energia no Amapá
Divulgação/Reprodução

Estado está com abastecimento comprometido após dois apagões desde o início de novembro.

 

A  Agencia nacional de energia elétrica autorizou a contratação de duas usinas termoelétricas para o fornecimento de energia ao amapá, que desde o dia 3 de novembro enfrenta inconsistências na distribuição após uma série de apagões.

A decisão da autoridade atende ao pedido feito pelo Ministério de Minas e Energias para que, em caráter excepcional e temporário, sejam utilizadas estruturas da Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte).

A portaria publicada nesta sexta-feira, 20, no Diário Oficial da União (DOU) libera a partir deste sábado, 21, a operação comercial das usinas de Santana II e Santa Rita, ambas localizadas em Macapá, com capacidade conjunta de 45 megawatts.

 

O Amapá está parcialmente as escuras desde o início do mês, quando uma sequência de explosões seguida por incêndios afetaram uma subestação na capital, responsável pelo abastecimento de energia para todo o Estado. A estrutura pertence a Isolux, empresa privada que opera na região desde 2014. Segundo autoridades locais, o acidente foi resultado da negligência e falta de manutenção por parte da empresa no Estado, atingindo 13 dos 16 municípios que já estavam com abastecimento parcial. A Justiça determinou o afastamento provisório de toda a diretoria da Aneel e do Operador Nacional do Sistema (ONS) durante as investigações que apuram o incidente. Nesta quinta-feira, 19, a advogada geral da união entrou com recurso contra a decisão. A Aneel também se manifestou ontem e pediu explicações a ONS, a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e para a Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE) sobre os problemas de distribuição na rede elétrica.

 

Leia também
Economia

Empresas em programa de redução de jornada discutem alternativas para pagar 13º

Érika Machado é diretora de uma empresa que faz restauração de superfícies metálicas, com uma média de 16 …

Há 2 dias atrás - 48
Racismo

Caso João Alberto: Não há nada que possa justificar tamanha violência, diz delegada

A delegada responsável pela investigação do homicídio de João Alberto Silveira Freitas, homem negro assassinado na quinta-feira, 19, ao …

Há 4 dias atrás - 52
Covid-19

Minas Gerais se aproxima das 10 mil mortes de Covid-19

Minas Gerais registrou 2.424 novos casos de Covid-19 em 24h. Também foram 44 mortes confirmadas no período, de …

Há 4 dias atrás - 57